Se amamos, fazemos luto
- Marta Araújo
- 24 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Tradução do texto "If we love, we grieve" publicado no site The Red Hand Files de Nick Cave
Passei pela morte do meu pai, da minha irmã e do meu primeiro amor nos últimos anos e sinto que comunico de alguma forma com eles, maioritariamente através de sonhos. Eles estão a ajudar-me. Tu e a Susie sentem que o vosso filho Arthur está convosco e a comunicar de alguma forma?
- Cynthis, Shelburne Falls, VT, EUA
Querida Cynthia,
Essa pergunta é muito bonita e fico muito agradecido por a teres colocado. Parece-me que, se amamos, fazemos luto. É o nosso acordo. É o nosso pacto. O luto e o amor estão entrelaçados para sempre. O luto é a lembrança terrível das profundezas do nosso amor e, tal como o amor, o luto não é negociável. O luto possui uma vastidão que esmaga os nossos seres minúsculos. Somos aglomerados de átomos minúsculos e trémulos subordinados à presença avassaladora do luto. Este ocupa o núcleo da nossa existência e estende-se para lá dos nossos dedos até aos limites do universo. Dentro desse turbilhão, existe todo o tipo de loucura: fantasmas, espíritos e visitas nos sonhos e tudo o resto que nós, na nossa angústia, fazemos aparecer. Tratam-se de dádivas preciosas que são tão válidas e reais quanto precisamos que sejam. São os espíritos guias que nos mostram o caminho para sairmos da escuridão.
Sinto a presença do meu filho em todo o lado, ainda que ele possa não estar lá. Ouço-o falar comigo, a ensinar-me, a guiar-me, ainda que ele possa não estar lá. Ele visita muitas vezes a Susie no sono, fala com ela, conforta-a, mas pode não estar lá. O temido luto cria fantasmas brilhantes por onde passa. Estes espíritos são ideias, essencialmente. São as nossas imaginações atordoadas a voltar a acordar depois da calamidade. Tal como as ideias, estes espíritos representam possibilidades. Segue as suas ideias porque, do outro lado de uma ideia encontram-se a mudança, o crescimento e a redenção. Cria os teus espíritos. Chama-os. Faz com que tenham vida. Fala com eles. São as suas mãos impossíveis e fantasmagóricas que nos levam de volta ao mundo de onde fomos arremessados, mas agora somos melhores e mudamos para lá do imaginável.
Com amor,
Nick
Comentarios